Pular para o conteúdo

Equipe do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais (PPDDH/MG) recebe visita da coordenação nacional do PPDDH

A Coordenação Nacional do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), realizou visita ao Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais (PPDDH/MG), buscando avaliar e fortalecer as ações locais em prol dos defensores(as) de direitos humanos.

Durante a visita, a equipe da coordenação nacional se reuniu com representantes da sociedade civil e do poder público, representantes do Conselho Deliberativo do Programa (CONDEL/PPDDH/MG) e da entidade gestora (Instituto DH), além de gestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerai (SEDESE). O intuito foi compreender as demandas locais e os desafios enfrentados na execução do Programa de Proteção.

A equipe técnica do PPDDH/MG foi consultada, compartilhando informações sobre a rotina operacional e os desafios enfrentados na execução do Programa de Proteção. Esse diálogo foi essencial para identificar pontos de melhoria e estratégias mais eficazes para a proteção dos defensores de direitos humanos em Minas Gerais.

Defensores(as) impactados pela mineração, equipe técnica federal e parte da equipe técnica de MG / Foto: Instituto DH

Além disso, um momento crucial da visita foi a reunião com defensoras(as) de direitos humanos impactados pelas tragédias relacionadas à mineração no estado, bem como com defensores(as) ativistas ambientais. Nesse encontro, foi possível ouvir diretamente suas experiências, compreender as motivações por trás da inclusão no PPDDH/MG, avaliar a eficácia da execução do Programa no estado e sugerir melhorias.

Essa visita representou um importante passo na avaliação e no fortalecimento das estratégias do PPDDH/MG, demonstrando o compromisso do governo federal em proteger aqueles que lutam incansavelmente pelos direitos humanos em Minas Gerais.